logo

Covid-19: quais tipos de máscara são eficazes contra a doença?

Covid-19: quais tipos de máscara são eficazes contra a doença?

Diante de novas variantes da doença, muitos estudos avaliam o nível de proteção de diferentes modelos. Saiba mais sobre os tipos de máscara! 

 

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MÁSCARAS 

Sem dúvida, as máscaras são imprescindíveis para a prevenção da contaminação pelo coronavírus, algo que já foi comprovado cientificamenteSe não for possível permanecer em casa, a população deve recorrer à proteção o tempo todo. Ademais, quando a pessoa perceber que a máscara está úmida, deve promover a troca por uma limpa, porque a eficácia da anterior já se encontra completamente comprometida. 

Acompanhe a seguir os tipos de máscara comuns no mercado e suas características! 

 

MÁSCARAS DE TECIDO 

Inegavelmente, as máscaras de tecido são aquelas que mais ganharam espaço entre os cidadãos após o início da pandemia. Afinal, são reutilizáveis, o que ajuda tanto na preservação do meio ambiente quanto na redução de gastos com equipamento de proteção. 

Contudo, para que esse tipo de máscara proteja efetivamente os usuários, é importante prestar atenção aos seguintes pontos: 

 

▪ Elas devem ter entre 2 e 3 camadas de pano; 

▪ Necessitam ser justas ao rosto; 

 Não são recomendadas em locais fechados e com muita aglomeração, como nos transportes coletivos; 

▪ Antes de serem reutilizadas, precisam ser rigorosamente lavadas; 

▪ Jamais podem ser feitas com materiais como renda, tricô e crochê. 

 

MÁSCARAS PFF2 e N95 

Com toda a certeza, esses tipos de máscara são os mais seguros contra o coronavírus.  Inclusive, elas são as utilizadas pelos profissionais da linha de frente.  

Ao contrário das anteriores, as máscaras N95/PFF2 são as melhores alternativas para quem depende do transporte público. Só para ilustrar sua capacidade de proteção, filtram, pelo menos, 94% das partículas contaminadas. 

Vale mencionar que elas são constituídas por vários materiais e o formato anatômico das mesmas evita espaços pelos quais o ar poderia passar sem filtragem. 

 

MÁSCARAS COM VÁLVULA 

Ainda que a máscara com válvula seja do tipo N95/PFF2, jamais deve ser utilizada no contexto atual, uma vez que protege somente o(a) usuário(a). Ou seja, se a pessoa estiver contaminada, a válvula permite a passagem de partículas com vírus para quem estiver por perto.  

 

MÁSCARAS CIRÚRGICAS 

Tal tipo de máscara deve ser usado por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Após a utilização, a mesma dever ser imediatamente descartada. 

Além disso, apesar de servirem como barreira contra o vírus, elas não evitam a saída de agentes por via aérea. Por isso, seu uso é recomendado em hospitais, e não pela população em geral. 

 

FACE SHIELD  

Antes de mais nada, o face shield não deve ser usado como forma principal de proteção contra o coronavírus, mas, sim, como um complemento. Afinal, ele não filtra o ar que chega às vias aéreas e nem mesmo oferece vedação na região.  

Seu intuito é o de evitar o contato com objetos, mãos e respingos contaminados na face. 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÁSCARAS PFF1, PFF2 e PFF3? 

Tais especificações dizem respeito ao grau de eficiência da filtragem de ar. A PFF1 realiza uma filtragem de, no mínimo, 80%, enquanto a PFF2 consegue filtrar 94% do ar. Por fim, a PFF3 é a que apresenta maior potencial de filtragem: 99%, no mínimo. 

 

Agora que você adquiriu mais conhecimento sobre os tipos de máscara para prevenção do coronavírus, não deixe de fazer um check-up médico 

 

Manter a saúde em dia e fortalecer o imunológico são ações essenciais para evitar o agravamento da doença, em casos de contaminação. 

 

Agende sua consulta sem sair de casa com clínicos gerais de confiança e por um valor acessível na Clínica Vittá! 

Agendamento Online
Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.