logo

O que fazer em casos de intoxicação alimentar? - Clínica Vittá

O que fazer em casos de intoxicação alimentar? - Clínica Vittá

A ingestão de líquidos ajuda bastante na recuperação, mas, em crianças e idosos as complicações da intoxicação alimentar podem ser mais graves. Saiba mais! 

 

Intoxicação alimentar é um problema de saúde ocasionado pelo consumo de bebidas e alimentos contaminadopor parasitas, vírus e bactérias. As toxinas podem estar presentes em carnes, cruas ou não, ovos e outras comidas, especialmente quando tocadas sem a correta higienização das mãos. Ademais, alimentos deixados ao ar livre ou guardados há muito tempo podem provocar intoxicação alimentar. 

 

CAUSAS 

Primeiramente, é importante entender que a contaminação de alimentos e bebidas pode acontecer em diferentes estágios da preparação dos mesmos, bem como diversos agentes são responsáveis por essa situação: 

 

  1. Agentes CampylobacterSalmonella E-Coli contaminam durante o processamento do alimento 

Esses agentes estão presentes no intestino dos animais e, quando processados, podem contaminar a carne que as pessoas vão ingerir. Portanto, carnes, leites e ovos que tenham entrado em contato com fezes de animais infectados provocam intoxicação alimentar 

Todavia, vegetais também são passíveis de sofrer contaminação cruzada, caso sejam manipulados com os utensílios utilizados com os alimentos infectados ou passem pelas mãos que manusearam os mesmos. 

 

  1. E-Coli também transmite toxinas durante o crescimento do alimento 

E-Coli, além de infectar animais que tenham contato com fezes contaminadas, também pode ser transmitida através de frutas, legumes e verduras, quando estes são irrigados com água não filtrada. 

Por outro lado, o leite não pasteurizado também está suscetível a esse tipo de contaminação. 

 

  1. Staphilococus aureus coloca a saúde em risco durante a manipulação dos alimentos 

Tal bactéria fica alojada na pele e mucosas nasais humanas. Apresenta risco quando as toxinas que ela produz contamina alimentos e bebidas durante suas preparações. Logo, é válido reforçar a importância de lavar bem as mãos antes de cozinhar e, se possível, utilizar máscaras. 

 

  1. Clostridium botulinum em alimentos enlatados, em conserva ou defumados 

Sem dúvida, esta bactéria leva ao quadro mais grave de infecção alimentar, o qual é conhecido como botulismo. As complicações são tão sérias que podem provocar problemas neurológicos e até mesmo a morte. 

Sua presença se dá, principalmente, em alimentos em conserva, enlatados e defumados. 

 

SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR 

Os principais sintomas derivados da intoxicação alimentar são: 

 

▪ Náuseas e vômitos; 

▪ Dor abdominal; 

▪ Diarreia; 

▪ Cólica; 

▪ Febre. 

  

Além disso, esses sinais podem se manifestar após algumas horas decorridas da ingestão do alimento ou levar dias e semanas para aparecerem. Em casos mais graves, o(a) paciente sofre sintomas de desidratação. Se os mesmos não desaparecem após 3 dias mesmo com bastante ingestão de líquidos, é crucial procurar clínicos gerais ou infectologistas. 

Ao mesmo tempo, crianças, gestantes e idosos estão em posição mais fragilizada em relação a esse problema de saúde. Consequentemente, devem procurar ajuda médica logo no início dos primeiros sintomas. 

 

COMO TRATAR? 

Caso o(a) paciente seja adulto(a) e não se enquadre nas situações mencionadas no fim do último tópico, é possível realizar o tratamento em casa com a ingestão de bastante líquido e alimentação leve. Dessa forma, vale dar preferência a refeições como: 

 

▪ Alimentos pobres em gordura; 

▪ Chás; 

▪ Sucos naturais; 

▪ Sopas; 

▪ Carnes magras; 

▪ Água potável e água de coco; 

▪ Legumes cozidos. 

 

No entanto, se os sintomas evoluírem para episódios frequentes de vômitos ou vômitos com sangue, diarreia grave por mais de 3 dias com ou sem presença de sangue, visão distorcida e febre acima de 38°C, é recomendado procurar médicos especialistas. Estes podem controlar o quadro com antibióticos e administrar a reposição de sais e líquidos por via endovenosa. 

 

Você ou alguém que conhece apresenta sintomas persistentes de intoxicação alimentarAgende uma consulta agora mesmo na Clínica Vittá por um preço acessível. 

 

Contamos com um excelente quadro de clínicos gerais infectologistas! 

Agendamento Online
Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.